Você sabe como funciona um gerador com Diesel?

10 de fevereiro de 2016

Hoje, a SBLOK Aluguel de Geradores RJ vai explicar como funciona um gerador com Diesel.

Atualmente, o gerador serve como um sistema de emergência, que é ativado quando há queda de energia elétrica.

Existem vários tipos de geradores, porém, os geradores a diesel da SBLOK Aluguel de Geradores se destacam pela praticidade, eficácia e qualidade em sua aplicação.

Mas você já parou para pensar como esse gerador funciona?

Leia abaixo os detalhes do funcionamento de um gerador com Diesel:

O motor:

O motor do gerador a diesel trabalha continuamente gerando combustão através do movimento do pistão dentro do cilindro do bloco do motor.

  1. O pistão está no seu primeiro ciclo, para cima, sendo que existe uma alta pressão interna no cilindro do bloco do motor;
  2. O injetor de óleo diesel pulveriza o diesel dentro do bloco do motor e o diesel se inflama rapidamente devido a grande pressão existente;
  3. Esta mesma pressão é responsável em movimentar o pistão para baixo, gerando o segundo ciclo. Este procedimento é comumente conhecido como ciclo de potência;
  4. Quando esse ciclo está terminando, as válvulas de escapamento que a princípio estavam fechadas, se abrem, expelindo muito rapidamente os gases queimados oriundo da mistura. Este é o ciclo da combustão, que faz com que o ar seja admitido juntamente com o diesel. A pressão interna, devido ao fechamento das válvulas, se inflama e gera movimento ao eixo central;
  5. Devido ao processo de combustão do motor, o eixo central gira muito rapidamente e esta rotação é responsável em alimentar o gerador com energia mecânica que auxilia o alternador a gerar energia elétrica.

O alternador:

Este dispositivo é responsável por fazer com que a energia mecânica gerada pelo motor se converta em energia elétrica.

Isso só ocorre por há indução magnética quando há o movimento entre um condutor e um campo magnético.

O alternador funciona assim:

  1. O eixo central gira e esta rotação faz com que um campo magnético seja gerado;
  2. A intensidade desse campo magnético funciona como um imã permanente;
  3. A intensidade do campo magnético atravessa o conjunto de enrolamentos que são os condutores e esse movimento é capaz de gerar a tensão nos terminais;
  4. A tensão nos terminais, quando conectados as cargas, transmitem circulação de correntes elétricas.

Assim, a transformação de energia no gerador com Diesel se fundamenta na Lei de Lenz,

esta lei afirma que “quando existe uma indução magnética,

a direção da força eletromotriz induzida é tal,

que o campo magnético dela resultante tende a parar o movimento que produz a força eletromotriz”.

Leia mais sobe gerador com Diesel em outra matéria do blog: http://sblok.local/vantagens-dos-geradores-a-diesel/