Aprenda como escolher um gerador de energia da maneira correta

29 de outubro de 2018

Como escolher um gerador de energia?

Não espere passar por um um longo apagão para entender a necessidade de um gerador de energia. Principalmente se você possui comércio ou indústria, pequenos intervalos sem energia elétrica podem custar muito caro.

Agora, se você precisa de um gerador de energia para manter o conforto do seu lar, o equipamento pode garantir que sua casa não perca nenhuma funcionalidade durante quedas de energia.
Aproveite as dicas da Estrela10 e acerte na escolha do gerador de energia perfeito para você!

Defina quais aparelhos eletrônicos têm prioridade

Primeiramente, conheça na tabela abaixo o consumo de energia dos aparelhos eletrônicos que precisarão ser conectados no gerador em caso de apagão.

Depois, some a potência todos eles para ter uma noção básica de quantos watts serão necessários para abastecer todos seus equipamentos.

Aparelho Potência Estimada

  1. Aspirador de Pó – 600 Watts
  2. Bomba de Água – 400 Watts
  3. Cafeteira Elétrica (Residencial) – 600 Watts
  4. Churrasqueira Elétrica – 3000 Watts
  5. Chuveiro Elétrico – 5500 Watts
  6. Computador – 300 Watts
  7. Som Pequeno – 150 Watts
  8. Exaustor – 150 Watts
  9. Ferro Elétrico – 1000 Watts
  10. Fogão Elétrico 2 Bocas – 3000 Watts
  11. Fogão Elétrico de 4 Bocas – 6000 Watts
  12. Forno de Microondas – 2000 Watts
  13. Freezer Horizontal – 500 Watts
  14. Freezer Vertical – 300 Watts
  15. Geladeira Simples – 250 Watts
  16. Geladeira Duplex – 500 Watts
  17. Grill – 1200 Watts
  18. Liquidificador – 200 Watts
  19. Máquina de Costura – 100 Watts
  20. Máquina de Lavar Louça – 1500 Watts
  21. Máquina de Lavar Roupa – 1000 Watts
  22. DVD Player – 30 Watts
  23. Secador de Cabelo – 1000 Watts
  24. Secadora de Roupas – 3500 Watts
  25. Televisor – 90 Watts
  26. Torneira Elétrica – 2500 Watts
  27. Torradeira – 800 Watts
  28. Ventilador – 100 Watts

Escolha o modelo ideal

Basicamente existem dois tipos de geradores de energia: estacionários (standby) ou portáteis. Também existem os geradores do tipo inverter, que se enquadram em geradores portáteis, e possuem um funcionamento mais limpo e silencioso.

Além disso, os geradores estacionários normalmente são utilizados em locais que precisam de energia 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Normalmente são abastecidos com diesel, e automaticamente fornecem energia para o local até que o apagão acabe.

Existem geradores deste modelo de diferentes dimensões, cheque sempre estas especificações antes de fechar a compra. Além disto, estes geradores são grandes e devem ser instalados por profissionais, em locais com nenhuma ou pouca inclinação.

Geradores Portáteis

Os geradores de energia portáteis são muito utilizados para fornecer energia elétrica em casos de emergência (apagões, tempestades) ou para levar energia elétrica para locais mais afastados da rede elétrica convencional.

Ao procurar um gerador de energia portátil considere a potência, o tempo de trabalho, o tamanho e a mobilidade, para escolher o gerador ideal para você.

Geradores Inverter

Os geradores inverter são ideais para a utilização básica em campings, passeios de barco ou para levar energia a locais inóspitos.

Esses geradores são menores em capacidade de potência, mas são desejáveis ​​por seu poder limpo, tranquilidade sonora, eficiência e tamanho.

Marcas cofiáveis de gerador de energia

Algumas das marcas que possuem tradição e confiabilidade em geradores de energia são: Toyama, Motomil, Kawashima, Gamma, Mitsubishi, Vulcan, Tekna e Geramac.

Recursos de gerador de energia

Não deixe que a chuva ou o excesso de vento te larguem a mercê dos apagões. Considere estas opções abaixo para escolher o melhor gerador para suas necessidades.

  • Partida automática: Quando a energia acaba, o gerador entra em cena – sem você levantar um dedo. Isto é perfeito para quem precisa de energia e não está sempre próximo ao gerador em casos de emergência.
  • Partida elétrica: Vários modelos portáteis oferecem essa alternativa de botão automático sem a necessidade de perder tempo puxando a corda que dá a partida ao motor. Geradores estacionários (standby) normalmente possuem este tipo de recurso.
  • Medidor de combustível: É sempre bom saber quanto combustível há no seu gerador de energia. Principalmente durante apagões com duração longa, ou em períodos de manutenção em que o gerador é mais utilizado.
  • Desligamento automático: Se o óleo ficar abaixo dos níveis mínimos, o gerador desliga automaticamente para evitar danos no motor. É um recurso padrão em geradores estacionários, mas alguns modelos portáteis também já possuem esta função.

Chega de ficar na mão na hora do apagão. Leve em conta nossas dicas e escolha o gerador de energia perfeito para você!